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Projeto Pedagógico

Publicado: Segunda, 05 de Mai de 2025, 17h07 | Última atualização em Segunda, 05 de Mai de 2025, 20h05 | Acessos: 36

O Projeto Político Pedagógico de um curso é a sistematização do processo construído, das reflexões realizadas, das concepções de educação definidas e incorporadas na “práxis” dos docentes e dos compromissos firmados em torno da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos graduandos (DAE, 2019).

O PPC é mais do que uma necessidade imposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ele deve sempre desencadear reflexões contínuas sobre o ensino superior, a universidade, sobre o curso, sua relação com o currículo e sobre a dinâmica que deve existir entre a teoria e a prática.

Pensar o PPC de um curso é pensar a construção de sua identidade, o que implica numa análise coletiva tanto da sua história quanto das direções intencionais que serão assumidas em função das definições tomadas. Estas intencionalidades definidas no PPC devem nortear a prática docente no fazer cotidiano do processo ensino-aprendizagem (DAE, 2019).

As diretrizes da educação nacional e a sociedade atual apontam para a necessidade de processos educativos que visem à formação de indivíduos sujeitos dos seus próprios conhecimentos e desenvolvimentos pessoal e profissional, independentemente da área de origem. Um contexto que impõe uma convivência com conhecimentos teórico-práticos específicos e agregação de outros conhecimentos técnicos ampliados, resultantes de um processo multidisciplinar.

Com isto, a formação e a prática profissional precisam de processos educativos que privilegiem habilitar profissionais com competência no domínio de metodologias, sensibilidade para percepção das realidades que se apresentem e capacidade para aprender continuamente, através de um processo coletivo de construção de conhecimento, dialético e integrado, marcado pelo questionamento e reflexão.

Nesta perspectiva, cabe às instituições de ensino superior estabelecerem suas práticas, visando “[...] estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade [...]” (Art. 43 da LDB).
Partindo deste princípio, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) apresenta a missão de “Cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia” (PDI 2016-2025).

Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico proposto orienta-se pelo PDI e PPI da UFAM, bem como, pelo Regimento Interno aprovado pelo Conselho Universitário por meio da Resolução nº 003/2003, pelas Diretrizes área de Ciências Agrárias e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Florestal (Resolução nº 3, de 2 de fevereiro de 2006), com vistas a permitir que o Curso de Engenharia Florestal da UFAM, possa assumir, uma postura voltada para as demandas dos contextos regionais e futuras.

Além destas normativas regulamentadoras, podemos afirmar também que o PPC é um instrumento norteador, destinado ao planejamento das ações que o curso deverá realizar para a obtenção da formação integral dos discentes que ingressam à universidade. Isto implica frisar que este PPC, visa garantir a qualidade do ensino, tomando como base os contextos regionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Acesse aqui o PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTALhttps://drive.google.com/file/d/18sp-1mV6r2ZrueWEZQVKLygttdnfiULg/view?usp=sharing

 

 

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